3 de mar. de 2010

Encontros regionais

Em breve estaremos divulgando as datas e locais dos Encontros 2010.
Prepare sua caravana.

Coordenção PJO.

1° Subsídio PJO - Março 2010

PASTORAL JUVENIL ORIONITA - BRASIL

É com muita alegria que estamos enviando a todos o 1° Subsídio da Pastoral Juvenil Orionita do Brasil.
Estaremos, ao longo deste ano, encaminhando no início de cada mês um tema a ser trabalhado nos grupos, que serão os encontros, para estudo e reflexão sobre a vida e os ensinamentos de São Luis Orione e a Igreja.
Após o encontro devemos proporcionar dois momentos de vivência sobre o que estudamos através da ação (gesto concreto) e celebração.
Ação - a partir do tema refletido o grupo deverá buscar um gesto concreto da reflexão na comunidade. Estaremos encaminhando sugestões, porém deverá ser dada prioridade à necessidade e criatividade de cada grupo.
Celebração – nossa maior proximidade com Jesus é na Santa Missa e no convívio com o próximo. Na celebração vamos agradecer a Deus as maravilhas que Ele nos oferece.
A missa poderá ser feita antes ou depois da ação, dependendo da necessidade e disponibilidade de cada grupo, porém não podemos esquecer este momento de intimidade com Jesus, pois foi ele que motivou São Luis Orione e é a Ele que devemos pedir forças para perseveramos em nossa missão de juventude Orionita.
Este material será construído ao longo do ano, portanto pedimos ajuda de todos, que após o receberem nos encaminhem o resultado via e-mail ou postem no nosso blog (http://pastoraljuvenilorionita.blogspot.com) para que todos tenham conhecimento do que está acontecendo em nosso país.
Caso tenham alguma dificuldade, criticas e sugestões, favor encaminhar para o e-mail pjo.sul@gmail.com .
Que Deus nos abençoe nesta caminhada e que Maria esteja sempre nos amparando.

Ave Maria e Avante!
Coordenação PJO Sul

Não se esqueçam de nos encaminhar fotos e relatos das experiências.



1° Subsídio – Carta de São Luis Orione aos jovens.

Encontro

Carta de São Luis Orione aos Jovens
Preparar o ambiente com a imagem de São Luis Orione, bíblia e vela.

Acolhida
Receber os participantes como na época de Jesus, porém adaptado, cada participante que entrar no ambiente lavar as mãos e ungir a testa com óleo perfumado (fazer o sinal da cruz e abençoar), deixar uma música suave de fundo ou se possível ter música tocada /dedilhada ao vivo.

Oração Inicial

Sinal da Cruz
Oração de agradecimento e oferta espontânea, conduzida pelo responsável pelo encontro.
Oração de São Luis Orione
O Santíssima Trindade, Pai Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos e vos damos graças pela imensa caridade que infundistes no coração de São Luiz Orione, e por ter-nos dado nele o apóstolo da caridade, o pai dos pobres, o benfeitor da humanidade sofredora e abandonada.
Concedei-nos que possamos imitar o amor ardente e generoso que São Luiz Orione tinha para Convosco, à Santíssima Virgem, à Igreja, ao Papa e a todos os aflitos. Pelos seus méritos e a sua intercessão, concedei-nos a graça que vos pedimos para experimentar a vossa Divina Providência. Amém. São Luiz Orione - Rogai por nós.

Texto para reflexão
CARTA AOS JOVENS
Amados jovens,
Permitam-me dizer uma verdade a vocês: “Eu, Dom Orione, amo a cada um de vocês e, o amor é tão forte, que toda a minha vida foi doada ao serviço de vocês.”
Não se deixem enganar pelas mesquinharias do tempo, pelas propostas sedutoras que levarão vocês a desacreditar da vida, pelos falsos ídolos criados pelo sistema e pela máquina consumista. Vocês são “pessoas” e não “robôs”. Vocês são “Homens” e não “máquinas”. Coragem!
Sigam sempre em frente e para o alto com o espírito de fé e com o coração aberto na maior confiança em Deus e no fazer sempre o bem a todos. “SOMENTE A CARIDADE SALVA”.
Espero que não sejam daqueles jovens catastróficos que pensam que o mundo terminará amanhã, que tudo vai mal e que tudo anda ruim. Não se deixem levar pelo pessimismo.
A corrupção e o mal moral são enormes, as injustiças para com os mais fracos são gritantes, mas tenho comigo que Deus vencerá através de vocês, contando com o coração jovem, disponível e aberto para com a caridade.
Creio nas potencialidades e na capacidade crítica de vocês. Ai! Do jovem que não formar uma consciência crítica, será levado como gado para o matadouro. “Será um Maria vai com as outras”.
Compreendo as revoltas de vocês diante das injustiças do mundo de consumo e das dominações sobre os fracos e miseráveis. Creio no entusiasmo de lutar pela mudança de uma nova sociedade: que seja mais humana, justa e fraterna...
Coragem! Meus amados jovens! Carreguem com vocês o meu lema:
“O JOVEM SERÁ O SOL OU A TEMPESTADE DO AMANHÔ.
Olhem para dentro de vocês e busquem viver aquilo que vale a pena viver. Jesus de Nazaré ensine vocês a crescer no amor e no bem e que sejam transformados, cada dia, em sol e luz do mundo.
“A CARIDADE NÃO FECHA AS PORTAS”.
Do amigo dos Jovens, Dom Luís Orione.

Palavra de Deus

Evangelho Lucas 10, 25-37 (a leitura do Evangelho deverá ser feita a partir da bíblia, evitar levar o texto impresso)

Música de Aclamação ao Evangelho – conforme costume local

O Senhor esteja conosco!
- Ele está no meio de nós
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
- Glória a vós Senhor.

Reflexão

Os textos que acabamos de ler, nos trazem à atualidade, portanto vamos nos fazer algumas perguntas:
Quem é meu próximo? Será que conhecemos ou identificamos o nosso próximo?
Como agimos quando nos deparamos com alguém que precisa da nossa ajuda?
O que podemos fazer para deixarmos de nos envolver com as seduções que o mundo nos oferece, e nos doarmos mais ao Reino de Deus?

Ação

A partir da reflexão que tivemos, o que podemos fazer para ajudar o nosso próximo?
Sugestão:
- Visitar o Pequeno Cotolengo ou Orionopólis nas regiões onde tem, levando algo que eles precisem e principalmente amor.
- Onde existe confecção de fraldas ou outros materiais usados nos Pequenos Cotolengos ou Orionopólis, fazer um mutirão jovem.
- Onde não tem Pequeno Cotolengo ou Orionopólis, visitar um asilo ou orfanato e levar algo que eles necessitem, principalmente amor.
- Convidar novos jovens a participar da comunidade.
- Gesto concreto conforme a necessidade da comunidade.

Celebração


Durante a quaresma temos vários momentos da liturgia ricos, porém vamos tentar fazer nossa celebração no dia 12 de março, dia da morte de São Luis Orione, ou no domingo próximo.
Na celebração podemos ofertar o material que será doado às instituições que visitaremos ou apenas o inicio do trabalho que será realizado, onde não conseguir realizar a ação antes do dia 12 de março. Onde a visita e oferta já tenham sido realizadas, apresentar no início ou final da celebração algumas fotos a comunidade em forma de mural ou apresentação em slides.
Havendo a possibilidade de celebrar no final de semana próximo ao dia 12 de março, poderá se encenar o Evangelho do Pai Misericordioso (Filho Pródigo).
Lembramos que estas sugestões poderão ser acatadas ou poderá ser feita a celebração conforme a tradição e criatividade local.