18 de abr. de 2010

2º Subsídio da Pastoral Juvenil Orionita do Brasil

PASTORAL JUVENIL ORIONITA - BRASIL

Conforme informado no envio do 1º Subsídio, estaríamos enviando ao longo deste ano, um tema a ser trabalhado nos grupos de jovens da PJO - Brasil.
Portanto, pedimos desculpas pelo atraso do envio deste mês, decorrente de um grandioso trabalho de evangelização realizado pelo grupo JUC, Teatro da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual tomou a atenção e o tempo da coordenação que participa diretamente deste trabalho. E, apesar deste atraso é com enorme alegria que estamos enviando o 2º Subsídio da Pastoral Juvenil Orionita do Brasil, continuando uma caminhada de construção e desenvolvimento do precioso trabalho vivido pelo nosso padroeiro São Luis Orione.
Pedimos ajuda de todos, que após receberem nos encaminhem o resultado via e-mail ou postem no nosso blog (http://pastoraljuvenilorionita.blogspot.com) para que todos tenham conhecimento do que está acontecendo em nosso país.
Caso tenham alguma dificuldade, críticas e/ ou sugestões, favor encaminhar para o e-mail pjo.sul@gmail.com .
Que Deus nos abençõe nesta caminhada e que Maria esteja sempre nos amparando.

Ave Maria e Avante!
Coordenação PJO Sul

Não se esqueçam de nos encaminhar fotos e relatos das experiências.




2° Subsídio - Jesus.


Encontro

Material
Cruz (sem Jesus crucificado, para simbolizar a ressurreição) e bíblia. Se desejar trabalhar o ambiente (alguma iluminação diferente, velas, quadro com imagem apenas a cruz ou até mesmo usar o projetor multimídia com uma imagem bem bonita).

Acolhida
Iniciar com uma música de fundo, se possível, tocada/ dedilhada.

Oração Inicial
Sinal da Cruz (se quiser fazer cantado para fazer com que os integrantes sintam-se mais envolvidos e “mais no clima”)
Oração de agradecimento e oferta espontânea (conduzida pelo (s) responsável (eis) pelo encontro).
O responsável que está conduzindo o momento convida a todos a rezar a oração universal, ensinada pela pessoa mais importante que existe neste mundo e que fez a história do mundo mudar e/ou se transformar. E, explicar que, já que o Pai é nosso, a oração deve começar em conjunto... TODOS: “Pai-Nosso...”

Palavra de Deus
Evangelho Lucas 24, 1-12 (a leitura do Evangelho deverá ser feita a partir da bíblia, evitar levar o texto impresso)

Música de Aclamação ao Evangelho - conforme costume local

O Senhor esteja conosco!
- Ele está no meio de nós
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
- Glória a vós Senhor.

Reflexão
Foi sugerido como base para a reflexão do tema deste mês, o Evangelho, o qual foi utilizado na maior e mais importante celebração católica do ano litúrgico, a celebração da Vigília Pascal. Escolha tal, com o objetivo de esclarecer o porquê da cruz vazia utilizada nesta reunião e deixar afirmarmos com toda convicção que Jesus ressuscitou para retornar no meio de nós, ou seja, estar presente todos os dias de nossas vidas.
Baseados nesta idéia, podemos levantar algumas perguntas:

Onde está Jesus neste momento?
Como podemos reviver, nos dias de hoje, a ressurreição de Jesus?
Baseando-se na ressurreição, qual a lição que Jesus nos deixou? É possível praticá-la?

Sugestão:
Para que a reflexão possa se tornar mais dinâmica entre as idéias particulares de cada integrante da reunião, segure-se que o grupo seja divido em 04 sub-grupos aleatoriamente e, cada um desses grupos poderá ter como auxílio às suas respectivas idéias, um capítulo da bíblia (sobre ressurreição, é claro) baseados nos evangelhos:

Mt 28.
Mc 16.
Lc 24.
Jo20.

A partir do auxílio de cada um dos textos, abre-se um tempo para a exposição das idéias de cada um dos grupos, desde que antes seja focada, pelo responsável pela reunião, a idéia das diferentes formas da presença de Jesus no meio de todos nós nos dias de hoje.


Ação
Baseado na reflexão proposta para a reunião, o grupo recebe como objetivo: colocar em prática as palavras de Jesus na ressurreição, ou seja, planejar, construir e agir sobre algum projeto de evangelização:
• Em visita à alguma instituição, o grupo poderá:
- fazer teatros bíblicos, ou teatros que passem alguma mensagem evangelizadora baseadas na vida de Jesus;
- ler e/ ou discutir/ refletir sobre alguma passagem bíblica;
- fazer algum tipo de cartaz para ser deixado na instituição para as pessoas da instituição fazer alguma oração, ou pelo menos, para que as pessoas olhem para o mesmo e lembrem de fazer alguma oração conveniente para seu momento pessoal;
• Para parentes, amigos ou instituições, o grupo poderá:
- fazer serenatas;

Celebração
A sugestão para a celebração referente ao subsídio deste mês é divulgar para toda comunidade qual foi a ação realizada pelo grupo, podendo ser em um e/ ou dois momentos diferentes da celebração:
• procissão das oferendas: apresentar materiais utilizados na ação com texto explicativo de cada material;
• ação de graças: algum integrante do grupo explica à comunidade como e quais foram os momento/ sentimentos vividos na ação, se possível com o auxílio de algum vídeo, apresentação de slides ou música;
Ao final do trabalho realizado na celebração, deixar a mensagem para comunidade que assim como o grupo de jovens conseguiu refletir e absorver a mensagem de Jesus: “Ide e evangelizar” e quanto foi bom e gratificante este trabalho, o grupo de jovens sugere que cada um presente na celebração consiga fazer algum gesto ou ação evangelizadora.
Pois essa sugestão que o grupo faz à comunidade poderá se tornar uma corrente evangelizadora e, assim o grupo poderá sentir, pelo menos neste momento, o sentimento de dever cumprido em evangelizar.

Vale lembrar que todas as sugestões descritas no subsídio poderão ser acatadas ou, poderá ser feita a celebração conforme a tradição e criatividade local.

14 de abr. de 2010

Encontros regionais 2010 - Divulgação das Datas e Locais

Olá jovens orionitas!!!!
Vamos nos planejar e organizar para realizarmos nossos encontros regionais da Província Sul.
Segue abaixo datas e locais:

Sul 1 – 24 e 25 de julho em Forquilinhas/ SC.

Sul 2 – 30 e 31 de outubro em Barro Preto/ PR.

Sul 3 – 04 e 05 de setembro em Guararapes/ SP.

Assembléia Geral – 01/11/2010.

Esperamos o empenho de todos e, principalmente, a vossa presença!!!

Ave Maria e Avante!!!

Sds,
Coordenação Geral