29 de ago. de 2010

Orionitas no Uniação

Ocorreu no dia 29 de Agosto, na Diocese de São José dos Pinhais, o Encontro Diocesano Uniação. O objetivo desse encontro foi buscar a unidade da Igreja Local.
Os orionitas Dc. Márcio Vieira Lopes, Nv. Leonardo Tadeu Piantavinha e Nv. Paulo Zambine participaram desse evento. Montaram um stand para apresentar o Carisma Orionita. Desenvolveram atividades vocacionais com alguns jovens e agentes pastorais.
Neste evento foram apresentadas as diversas paróquias e congregações que compõem a Diocese. Teve apresentações musicais, teatrais e vocacionais. Encerrou-se com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ladislau Bienarski e concelebrada por diversos Padres, Diáconos e Seminaristas.
O Nv. Paulo Zambine relatou que a presença de várias famílias levando os seus filhos a terem contatos com os diversos carismas presentes nesse evento. Também recordou que o Bispo Dom Ladislau, em sua Homilia salientou: “Que toda a Vocação é um chamado de Deus à serviço do povo, dos humilhados, rejeitados e excluídos da sociedade”.
Portanto os Jovens Orionitas são chamados a serem DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A SERVIÇO DAS SANTAS VOCAÇÕES.









Despertar Vocacional em Curitiba


Aconteceu no dia 29 de agosto de 2.010, o Primeiro Despertar Vocacional na Paróquia Nossa Aparecida (Bairro Uberaba), dos Padres Rogacionistas do Coração de Jesus, tendo a presença de mais de 70 jovens.
Os Orionitas Cl. Alberto Quirino, Nv. Cícero Tiago Sousa e Nv. Rafael Pallú participaram desse evento representando a PJVO. Montaram um stand, onde foram distribuidos materiais vocacionais e foram esclarecidas dúvidas dos jovens. Também tiveram há oportunidade de fazer um momento de músicas com animação, seguido de espiritualidade.
O Nv. Cícero Tiago informou que um Relogioso Rogacionista em sua pregação para os jovens exclamou: "Basta de abençoar os corpos dos jovens no caixão funerário!!!". Isso nos faz pensar que existem muitos jovens perdidos no mundo das drogas, prostituição, violência. Portanto os jovens são chamados a Evangelizar os jovens.
Vejam as fotos:

















22 de ago. de 2010

PRIMEIRA GINCANA
CATEQUÉTICO VOCACIONAL
ORIONITA

Aconteceu no dia 22 de agosto de 2010 em Siderópolis-SC, Instituto São Pio X, a primeira Gincana Catequético Vocacional Orionita. Contou com a participação de mais de 80 jovens de várias comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A Gincana foi organizada pela Pastoral Juvenil Vocacional Orionita de Siderópolis-SC.
Esteve presente o Diácono Márcio representando a PJVO a nível provincial.
Foram desenvolvidas várias atividades culturais, esportivas e de animação vocacional. Encerrou-se com a Santa Missa presidida pelo Padre Atalmir Gabriel e concelebrada pelo Padre José de Paiva. Notou-se o grande espírito de família orionita em todos os participantes, especialmente, a partir do testemunho vivo do grupo de madrinhas e da disponibilidade do Cl. Carlos e seminaristas.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

































































19 de ago. de 2010

Encontros regionais

DEPOIS DA GALERA DE PORTO ALEGRE, SIDERÓPOLIS, FORQUILINHAS E SÃO JOSÉ DE REUNIREM ESTÁ CHEGANDO A VEZ DA COMUNIDADE DE GUARARAPES ACOLHER CAMPO GRANDE E DOURADOS. VAMOS LÁ PESSOAL É DOM ORIONE DO SÉCULO XXI.

E O PESSOAL DE CURITIBA, QUATRO BARRAS, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, SÃO PAULO, COTIA E RIO CLARO NÃO VÃO FICAR SEM SEU ENCONTRO. A COMUNIDADE DE RIO CLARO ESTÁ ESPERANDO POR TODOS NOS DIAS 23 E 24 DE OUTUBRO.

NOS VEMOS EM BREVE.

UM GRANDE ABRAÇO.

COORDENAÇÃO JUVENIL DA PJVO.

11 de ago. de 2010

6° Subsídio - Vocações


Vocação... Um chamado de deus, a chave da felicidade.

Encontro
Ambiente
Preparar o ambiente com uma estola, um barco, um terço grande, sandálias e velas para recordar a dimensão oblativa, itinerante e provocante da chamada vocacional.

Acolhida

Na acolhida se abraçarem e pronunciar Jesus te ama e eu também.
Sugestão: antecipadamente fazer pequenas chaves de papel escrito: “Obrigado por ter vindo!”, “Hoje você fez a diferença!”, “Vocação acertada, futuro feliz”, etc. Distribua estas lembrancinhas na entrada.
Oração Inicial
Cantar o Sinal da Cruz persignando-se.
Oração vocacional, de agradecimento, consagração ou entrega. Abaixo sugestão de oração:

Oração pelas vocações.
Ó Jesus, que no teu infinito amor pela humanidade, disseste um dia aos apóstolos: “a messe é grande, mas os operários são poucos: rezai, portanto, ao Senhor, para que mande operários para a sua messe”, e não permitas que o rebanho se perca por falta de Pastores.
Suscita almas generosas, dispostas a trabalhar e a sacrificar-se para difundir, entre a juventude, entre as humildes classes da sociedade e aos pobres, o conhecimento, o amor a Ti, a Igreja e ao Papa através de uma caridade operosa que se traduza em atos realmente heróicos.
São Luiz Orione e Santa Quitéria intercedam por nós.
Amém!

Palavra de Deus

EVANGELHO Mt 9, 35-38 (a leitura do Evangelho deverá ser feita a partir da bíblia, evitar levar o texto impresso)
Música de Aclamação ao Evangelho - conforme costume local.
Sugestão: Como são belos os pés do mensageiro.
O Senhor esteja conosco!
- Ele está no meio de nós
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus.
- Glória a vós Senhor.
Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Noticia do reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então Jesus disse a seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita”. Palavra da Salvação:
Gloria a vós Senhor!

Momento de reflexão
Fazer um minuto de silêncio e depois perguntar o que todos entenderam do evangelho. Uns 5 minutos depois prosseguir a reflexão.
Em algumas frases de São Luiz Orione onde ele revela a sua preocupação com as vocações:
“Pelas Vocações quanto caminhei. Não medi esforços não tive preguiça, caminhei sob a chuva sob sol forte e no frio terrível.”
“Fiz e farei todos os sacrifícios... Pelas vocações e pelos pobres atravessei o oceano e peregrinei por tantos lugares.”
“Lancem às redes meus filhos procurem vocações, rezem, rezem muito...”
“Sem vocações o que será do futuro de nossa pobre congregação?”
“Semeemos fé e piedade e colheremos vocações...”
Muitos sabem que vocação é um chamado de Deus para um caminho religioso. É conferido a alguém para desempenhar funções na missão de construir o Reino de Deus. Mas quais as implicâncias disto tudo em nossa vida? Quando eu escolho ser sacerdote, por exemplo, a que eu me submeto?
Se pegarmos o exemplo de tantos santos de nossa Igreja descobriremos que tiveram a vida toda entregue na alegria não obstante tantos sofrimentos. O sacerdote segundo a Bíblia deve ser alguém que se sacrifica. Ou seja, ele deve se sacrificar pelo seu povo para salvação de almas. O Papa BENTOXV dizia que quando Deus levanta sacerdotes santos é sinal que ele exerce misericórdia para com seu povo.
Mas, para sentir e viver este mistério da vocação na própria vida é preciso que o jovem de espaço para o silêncio, para oração comunitária e individual, caso contrário, o jovem está sujeito ao desânimo e acaba por ver a vida sem sentido. Terminamos o ano sacerdotal e o que ficou-nos como mensagem da importância da oração para suscitar vocações?

Nesse momento o dirigente da reunião pede que os jovens escrevam no verso das chaves de papel distribuídas no início, o nome de um sacerdote ou líder religioso que eles admiram.
Na sequência prossegue a reflexão dividida por leitores distintos:


JOVEM 1: A palavra "vocação" vem do latim e quer dizer "chamado, apelo". Temos diversas vocações que são as chaves da FELICIDADE. Vocação sacerdotal é um chamado para ser sacerdote. Quem chama é Deus, Nosso Senhor. A escolha é feita por ele, como Jesus diz no Evangelho: "Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi [...]" (Jo 15,16)
JOVEM 2: NINGUÉM NO MUNDO NASCEU POR ACASO. EXISTIMOS POQ QUE DEUS, O CRIADOR, ASIIM O QUIS E PEMITIU. SOMOS UM PENSAMENTO DO AMOR DE DEUS. . . VEJA O QUE A BIBLIA DIZ A ESSE RESPEITO:
JOVEM 3: “ANTES QUE NO SEIO FOSSES FORMADO, EU JÁ TE CONHECIA; ANTES DE TEU NASCIMENTO, EU JÁ TE HAVIA CONSAGRADO, E TE HAVIA DESIGNADO PROFETA DAS NAÇÕES”. (JEREMIAS 1,5).
JOVEM 4: NO ENTANTO, NO MUNDO EM QUE VIVEMOS ENCONTRAMOS PESSOAS PESSIMISTAS, DESANIMADAS, SEM VONTADE DE VIVER. ACHAM QUE NÃO TEM NENHUM VALOR. ISSO TUDO POR QUE NÃO PARARAM PARA PERCEBER QUANTA RIQUEZA EXISTE DENTRO DE SI E A SEU REDOR.

AçãoA partir da reflexão que tivemos o que podemos fazer para valorizar nossa vocação?
Sugestão:
- Fazermos uma visita á um seminário onde moram jovens estudantes que estão se preparando para serem padres ou religiosos.

Celebração


Valorizar as pastorais da juventude e catequeses durante todo o mês.
Durante as celebrações utilizar músicas que falem de Vocação e rezar a oração vocacional abaixo:.
Realizar uma homenagem a Maria no momento após a comunhão com uma música, uma coroação, ou até mesmo uma homenagem através de mensagem (estimular a criatividade e devoção dos integrantes do grupo).
Poderia se organizar com os diferentes grupos existentes na comunidade (jovens, catequese, mães, pastorais...) um dia de "visita missionária", nos hospitais, nos presídios, centros de recuperação... E alem de levar doações, ter um momento de diálogo lembrando de Jesus quando fala: "Estive doente, estive preso, e vieste me visitar."
Lembramos que estas sugestões poderão ser acatadas ou poderá ser feita a celebração conforme a tradição e criatividade local.
Fazer alguma campanha vocacional, visitando famílias de jovens vocacionados a vida religiosa ou fazer alguma campanha de agasalho ou financeiramente, ajudar algum seminário mais próximo de sua comunidade.

9 de ago. de 2010

Jovem: engenheiro da fé.


Um testemunho...


O Ernesto nos convidou pra sua Ordenação, ele mora em Caragua...


Neste último final de semana a PJVO, representada pelo Diác. Márcio, esteve em Caraguatatuba (litoral paulista). Aconteceu a Ordenação Presbiteral de Luiz Ernesto Santos.

Um jovem padre que tem um testemunho vocacional incrível. Ele é Caiçara, vindo de uma família simples e bem estruturada, tem uma irmã, sempre foi atuante na comunidade eclesial (grupo de jovens e catequese).

Muito jovem ingressou na Faculdade de Engenharia Civil em Taubaté-SP. No terceiro ano de Engenharia desistiu de tudo e da namorada para seguir JESUS mais de perto. Abandonou-se totalmente em Jesus. E hoje é um sacerdote.

Como bem disse um padre amigo seu: "o Ernesto agora é ENGENHEIRO DA FÉ. Suas obras serão as obras de misericórdia que edificam o Reino de Deus no meio de nós. O Ernesto não vai mais construir palácios, mas sim pontes entre o povo e Deus".


PARABÉNS PADRE ERNESTO!


Vejam JOVENS, vocês podem fazer opções radicais por Jesus, nas mais diversas formas de vocações existentes na Igreja: laical, matrimonial, religiosa, sacerdotal.

Lembre-se você também pode ser um Engenheiro da fé que constrói pontes para levar todos a Cristo.


São Luís Orione: rogai por nós!!!


4 de ago. de 2010

Sacerdote: a serviço da Verdade!

A PJVO parabeniza a todos os sacerdotes, principalmente os nossos párocos.

São João Maria Vianey: Rogai por todos os sacerdotes orionitas!

Na foto: Sacerdote Michele Venizziano (foi missionário no Brasil), hoje habita em San Remo-Itália.

ENAJO REGIÃO SUL 2


2 de ago. de 2010

A VIDA SE FAZ VOCAÇÃO!!!

JUVENTUDE
ORIONITA!

Coragem, pois há esperança no caminho!

Estamos iniciando o mês de Agosto, onde iremos recordar, rezar, celebrar e motivar a Caminhada Vocacional da Igreja no Brasil.
E desde já façamos votos para que a sua Comunidade possa desempenhar boas iniciativas neste campo.
Sabemos que quem chama é Deus, o dono da Messe, mas cabe a nós fazermos a nossa parte, a serviço do Reino.
Por isso apresentamos as seguintes sugestões que poderão serem feitas na vossa comunidade:

Ø Oração pelas vocações;
Ø Adoração vocacional;
Ø Encontros vocacionais;
Ø Gincanas, caminhadas vocacionais;
Ø Palestras vocacionais;
Ø Teatro vocacional;
Ø Visitas vocacionais;
Ø Missas vocacionais;
Ø Incentivar os jovens a visitar nossas casas e comunidades;
Ø Entre outras atividades etc.

Fraternalmente
Pastoral Juvenil Vocacional Orionita / PJVO
A vida se faz Vocação!