23 de set. de 2011

JOVENS DE SIDERÓPOLIS PARTICIPAM DA ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA EM IRANI, SC

Segundo a coordenação geral da 22ª Romaria da Terra e da Água, em Santa Catarina a romaria deste ano reuniu cerca de 8 mil pessoas, ontem(11) em Irani, meio oeste catarinense. O tema “Mudanças Climáticas” deu o tom ao evento, que ressaltou a importância da Guerra do Contestado para os que lutam pela terra. O evento ocorre a cada dois anos e é promovido pelas pastorais sociais do Regional Sul 4 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Os romeiros concentraram-se a partir das 9h no Monumento do Contestado, de onde partiram em caminhada para o local da romaria, intercalando canções, orações e reflexões sobre a luta pela terra e o tema da romaria deste ano.

Mudanças climáticas é um assunto caro aos catarinenses. Mais de quinze ônibus que viriam à romaria precisaram ser cancelados, pois 71 cidades em Santa Catarina foram atingidas por inundações, e dezenove estão em situação de emergência. Do caminhão de som, os romeiros foram lembrados de que, o modo como a natureza é tratada, não reflete o projeto de Deus.

Matéria completa no link:

http://cnbbsul4.org.br/rede/agencia/2011/09/12/541/


11 de set. de 2011

Comunidade rearticula grupo de jovens...


Com objetivo de retomar o grupo de Jovens Seguidores de Assis da comunidade da Vila São Jorge – Siderópolis/SC, aconteceu na tarde do domingo (28/08) um grande encontro entitulado “Seguidores – o retorno”.

Este grupo foi fundado em 2001, pelo pe. Claudinei da congregação orionita, e era bastante atuante na comunidade, alguns jovens ex- alunos da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude da Diocese de Criciúma, com o apoio das lideranças da comunidade, reuniram-se com o objetivo de proporcionar a outros jovens da comunidade a riquíssima experiência da participação de um grupo, e do serviço na comunidade.

Na semana anterior o mesmo grupo visitou as casas dos jovens levando pessoalmente o convite para o encontro. Sempre acolhidos com muito carinho pela comunidade.

No encontro de hoje estiveram presentes, amigos do Grupo de Jovens Seguidores de Cristo de Morro da Fumaça-SC, dos Servos de Deus – Criciuma-SC que animaram a tarde com música, e do grupo de Teatro Arautos. Guilherme Salvaro, membro da equipe, expõe que "quem precisa primeiro acreditar no que você diz é você mesmo, para mim o encontro resume-se na liberdade que Cristo que nos dá, como sorriso puro de um menino que crê na verdade e no amor".

Na ocasião o grande grupo elaborou um painel com o olhar sobre a realidade da juventude nas comunidades, refletiu-se sobre as “tentações” que afastam o jovem da Vida da Igreja. Alguns ex-membros relataram a sua experiência na vivencia em grupo, Deivid Feltrin fala que “a gente sai do grupo, mas o grupo não sai da gente”, referindo-se as amizades e a formação que esta experiência pode proporcionar ao Jovem. Estavam presentes oito alunos da EDEJU, a Escola de formação da Pj Diocesana que puderam compartilhar seu sentimento pela Pastoral da Juventude.

No domingo (04/09), as 17h iniciarão os encontros do grupo. O grupo de preparação avalia de forma positiva o encontro, e que tudo foi elaborado com muito carinho, como dia um trecho da oração “Em nome de Jesus Cristo, o jovem que não somente revo­lu­ci­o­nou o mundo com suas idéias, mas sal­vou a huma­ni­dade com seu amor”.